terça-feira, 2 de setembro de 2008

GRAVANDO BATERIA




Bem.. gostaria de comentar um pouco sobre essa configuração usada na gravação do disco dos irmãos Lucas e Priscila Damazio ( DIA D ) produzido por OTÁVIO NETO, que alem de um grande músico produtor é um grande amigo de longas datas. Quando fui convidado por ele para participar da produção fiquei muito feliz porque a produção era rock britânico, que eu não faço com freqüência.

Desde então comecei a pesquisar mais sobre o assunto e a ouvir mais do gênero, até chegar a esse setup usado no disco.

Para essa gravação eu usei uma batera vintage e de sonoridade bem característica do rock'n roll.
Essa batera, como vocês pode ver na foto é uma YAMAHA da década de 80 que é de uma grande amigo meu, BOSCO (baterista do Bando do Velho Jack entre muitos outros, assunto pra uma próxima)... que é um especialista no assunto de bateria vintage.


Usei uma bateria nessas configurações:
BUMBO - 24''x18''
TON - 13'' x12''
DOIS SURDOS - 16''x16'' E 18''x116''

Outro detalhe importante que ajudou no resultado sonoro deste disco foram as caixas usadas.
Para cada música eu tive o carinho de testar sonoridades diferentes usando essas caixas.


Nas músicas de andamento mais rápido eu usei uma caixa BRASS MAPEX GOLD (14''X4')', nas músicas de médio andamendo usei uma YAMAHA (14X7'' 1/2).
E nas músicas lentas eu usei a minha caixa de estimação que é uma luthier (13x5'' 1/2)que tem um timbre bem grave (por incrível que pareça por ser de 13''por 5''1/2). Das caixas citadas aqui ela é a que tem um grave mais definido, e soa muito bem quando se trata de vintage.


No setup de pratos eu usei um ride (21'') SABIAN SERIE PHILL COLLINS e dois CRASH'S; SABIAN AAX STUDIO (16") e um STAGG SH (17") e nos hi hat usei um ZILDJAN LIGTH AVEDIS (14") e no outro hi hat um MEINL (14") que tem um som mais agudo que eu usei em alguns trechos das músicas, já que ele ficou montado o tempo todo no setup.


Por enquanto é isso.

Em breve vocês poderão conferir uns trechos de bateria do disco... só bateria, já que o disco ainda se encontra em processo de gravação.

É isso... Até mais. Como diz o meu amigo Otávio Neto... (GROOVE E PAZ)

Nenhum comentário: